Adaptando 5 marchas no fusca

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Quarta marcha longa e forjada no fusca ap

Modificação com Grau de dificuldade: Alto















Esta adaptação não é novidade trata-se da famosa caixa Gene Berg, americana e que serviu de base para muitos entusiastas da adaptação.

Comentários

Anônimo disse…
como faço para compra um kit desses ????? onde encontro ????
Chicony disse…
Ola, olha eu conheço tres fornecedores de cambio de 5 marchas para o fusca, tanto o cambio com carcaça da kombi diesel,para quem nao quer usar flange na adaptação do motor ap, quanto o cambio de fusca mesmo, mas acrecido da 5 marcha, são ele:
Cardoso Cambios, em Sao Paulo, veja no Google. Bragança Cambio de fusca 5 marchas, veja no google tambem e tem um fabricante em especial no site do fusca4ever que é um forum excelente sobre fusca, este fornecedor em especial se identifica por fuscaAP, consulte no forum! Abraço!
Anônimo disse…
Fala Chicony!Vc já usa ou usou essa caixa de 5 marchas?O que achou?Vale apena?Já percebi que muitos "fusqueiros" tem a "mania" ruim de colocar a relação 8*31 nessa caisa de 5 e ficam reclamando que não conseguem andar na 5;eu mesmo ando com meu Gurgel QT 70 com essa relação e confesso que tenho certeza que não iria funcionar,olha que meu carro só pesa 660KG e meu motor não está puro não!Ficou muito bom,mas sinto falta da época que ele tinha a mecanica 1600 com a caixa do 1300!Cara não tinha carro 1.8 que acompanhace na arrancada!!O "saudade da minha vida da minha infancia querida"!!UHA!!!!Agora,o problema era na quarta,o motor esgoelava e bebia mais na estrada que na cidade!Vc não acha que seria a combinação perfeita na caixa do 1300 com 5 marchas?? Seria torque com velocidade final.Abraço ass:Armando
Chicony disse…
E ai Armando, esse cambio é meu sonho de consumo, mas primeiro vem o radiador de oleo,é que desconfio que o oleo ta acima da temperatura normal. Pois Bem isso que voce comentou é realmente oque tenho escutado,ou melhor lido na net, com 8x31 e 5° voce precisa ter muuuuito motor, no meu é 8x31 com apenas,snif 4 marchas e percebe-se que tem que sair com cuidado pois as marchas são longos para uma primeira e segunda, agora ja na estrada ele acaba rapido com a quarta!
Colocaria o 8x33 com 5° acredito nessa configuração por ser um meio termo.
Abraço meu querido!
Anônimo disse…
Não entedi!O radiador é para a caixa ou para o motor?Se for para o motor,vc está completamente certo!Uma coisa que eu aprendi sobre o motor ap é que:quando a temperatura da "água"(certo mesmo é liquido de arrefecimento)começa a chegar a níveis altos no medidor é porque o motor já está muito quente!!E lá vai a junta do cabeçote embora!!HEHE.Os caras dos bugres com motor ap em araruama resolvem com radiador de oleo,radiador de água maior e cebolinha(sensor)do radiador com o acionamento em temperaturas mais baixas.Abraço ass:Armando
Chicony disse…
É Armando parece que tudo que o motor AP não quer é calor! E o radiador que vou colocar é justamente para oleo mesmo. Com radiador frontal a temperatura nunca passou de 90° na agua mas tenho a impressao que com o oleo a realidade é outra. No meu tive desgaste prematuro dos anéis e cabeçote. Tambem tenho que melhorar a exaustão do calor no compartimento do motor, por aletas na tampa traseira. e até penso numa ventoinha para tirar o ar quente do compartimento para evitar o acumulo de calor! Mas agora fiquei curioso que radiador eles usam em araruama e tem ventoinha só pra ele?]
Abraço!
Anônimo disse…
Fala Chicony!!Cara o problema de superaquecimento do cofre do motor do Fusca e adjacentes sempre foi uma padra no sapato,até para quem não o sabe que o tinha!Existe uma turbolência na verdade um "vaco" formado pela traseira do carro que além de não deixar o ar quente sair o ainda força de volta para dentro do cofre do motor.Antigamente,quando um "mexanico"(sempre ele:o "mexanico")retirava alguma carenagem do motor ou até mesmo aquela fita de borracha que o envolve e o sela dentro do cofre ocasionava o seguinte problema:o ar saia da refrigeração do motor já bem quente era empurrado para cima do escapamento que agia como uma serpentina de calor que por sua vez era empurrado pela turbolêcia de volta para o cofre do motor para repetir o mesmo proscesso,isso o trasformava em um verdadeiro forno auto alimentavel.Esse problema sempre foi a maior razão de quebra dos motores boxer,principalmente a quebra ou o afrouchar dos estojos dos cabeçotes.No seu caso é parecido;o calor gerado pelo o motor AP,que diga de passagem é uma panela de pressão,simplesmente não está conseguindo sair do cofre do motor assim causando um super aquecimento do bloco do motor absurdo!O sistema de arrefecimento a "água" do motor tem sua função,mas o oleo tem sua parcela e o principalmente tem também sua contribuição no arrefecimento total do motor!A sua idéia de colocar uma ventuinha para "retirar" o calor do cofre do motor é ótima(a Porche já uso umuito esse recurso!).Bem lá em Araruama se usa muito(alguns)o radiador do tempra com ar condicionado com duas ventuinhas se não me engano originais,ou algum radiador maior qualquer com a "cebolinha"(sensor de temperatura)com acionamento em temperaturas mais baixas.Estou para ir lá de novo e vou pegar todos os detalhes tecnicos e tirar fotos para te mandar. obs:a ideia do radiador de oleo também é ótima,mas só para auxiliar,toma cuidado com o escesso de manutenção que isso pode gerar! Abraço ass: Armando
Chicony disse…
Armando é o maior problema de se ter o motor atras, ou o carro na frente dos bois,rss vou usar o recurso da ventoinha e do radiador de oleo, imagino que 1 litro de oleo fora do bloco ja mesmo sem ventoinha consiga derrubar a temperatura do oleo.
Isso de forno auto alimentavel é a melhor definição! quando ando com a janela de acesso interna que liga o bagagito ao motor o calor que retorna é insuportavel ele quase não sai, veja a solução da kombi flex, duas grandes orelhas de captação de ar fresco e com boa pressao, ah ia me esquecendo
debaixo do vigia lateral os do passageiro vou colocar uma entrada de ar focada la para o motor, igual ao fusca vermelho que esta neste blog.
Em tempo o que voce comentou do motor boxer ja passei muito por isso. Principalmente em viagens, quando fiz 150km com um fusca 1500 ele perdeu quase toda a compressão do motor por problemas de prisioneiro do bloco,calor, refrigeração deficiente em alta rotação. Quanto as fotos se conseguir vou publica-las com sua permissão é claro!
Seus comentarios tem enriquecido este blog!
Obrigado!
Anônimo disse…
Eu que agradeço toda a ajuda que vc tem me dado!Estou comprando a caixa de direção de Monza esta semana e assim que chegar,com certeza,vou te incomodar de novo.Sobre o radiador de oleo,está pessando em colocar qual?Não entra nessa de colocar de Cb450 que o pessoal manda que vai ficar subdimencionado.Eu já usei de Vectra/Omega e ficou muito bom,alias o motor era Boxer.Abraço ass:Armando Obs:meu e mail é: affigueiredo@yahoo.com.br .Por favor é só pra vc,não o publique.
ANTUNIOS disse…
Prezados: Comprei uma dessas de Bragança, mas o kit não era de boa qualidade. Mesmo assim montei e estou usando. A relação que coloquei foi 8x35 e a 5a ainda é muito longa. Uso pneu traseiro 205/60. A 4a ainda é longa com esse diferencial. O melhor resultado anterior foi caixa original de 4 marchas com 8x33 a do brasília.
ANTUNIOS disse…
Como já comentei, com 8x35 ainda fica longa.
Chicony disse…
Antunios esta informação é muita importante! Como é a caixa ronca? E os engates são precisos? Que velocidade de cruzeiro se chega em 5a?
A minha é a 8x31 mas em quarta a 120 percebe-se um giro maior do motor! Tenho a vantagem de andar com força, na subida cheguei a 160km/h mas não passa disso mesmo em descida!

Abraço!
ANTUNIOS disse…
Chicony: Não cheguei a aferir a final,pois o aquecimento não deixa. O máximo que cheguei foi 140, mas ainda tinha muito motor. O meu é injetado 1.8 com comando hidráulico original do Pointer. Equivale ao 049G do TS mecânico. Entretanto ainda preciso trabalhar melhor o torque em baixas rotações. Quanto à caixa ronca um mínimo. Tive que soldar o pinhão pois é maior que original. Mas um bom torneiro faz isso. Outro ponto é o engate da 5a nem sempre preciso. Enfim lançado anda bem. A relação roda/pneu também é muito importante. Quanto mais longa, 5a mais chocha.
Chicony disse…
O meu tambem é hidráulico, mas só não entendi como voce soldou o pinhão e em que? Faz Tempo que você tem essa caixa? Compensa adquirir uma? Voce não usa homocinética né?
Desculpe a enxurrada de perguntas,rss
ANTUNIOS disse…
Depende do gosto. O custo foi alto + de R$ 3.000,00 somando tudo. O conjunto coroa e pinhão comprei em São Paulo original. Entretanto, o conjunto modelo gene berg exige um pinhão mais comprido e foi necessário aumentar o comprimento do eixo e aí só soldando. O conjunto que veio de Bragança era 8x33 e roncava demais. Tive que colocar um novo e foi 8x35.
Chicony disse…
Imagino que trabalheira!!!
Pelo menos se tem ganho em economia de combustivel e motor!
ANTUNIOS disse…
O pinhão da caixa com 5a é alongado. O original é curto. Por isso tive que aumentá-lo no kit que comprei. Saiu caro e ao pé da letra não compensa. Não uso homocinética. Semi eixos originais.
Unknown disse…
ola boa tarde eu tenho um triciclo com motor ap 1.8 e caixa de 8x31 so que a bagaça nao da media no maximo 10 km por litro gostaria de saber se uma caixa de 5 marchas vai resolver meu problema
henrique disse…
Eu tenho um motor de voyage e caixa 5 marchas e gostaria de colocar no fusca que tenho em casa para fazer arrancadão sabe como faço?
Unknown disse…
ola boa tarde , eu tenho um triciclo com motor ap 1.8 e cambio 8x31 mas a bagaça não da media , no máximo 10 km por litro ; gostaria de saber se um cambio de 5 marchas vai melhorar a media , e se o motor ap vai trabalhar mais aliviado ; grato
Chicony disse…
Beleza Ednilson. Cara é mesma media que faço no fusca, com a mesma caixa e motor! Olha a 5° marcha só vai fazer diferença se voce percorre muito em rodovia, ou seja se realmente voce precisa dele, é pra se ter uma economia de no maximo 30% embora os fabricantes prometam algo mais.
Abraço!
Chicony disse…
Henrique em minha humilde opinião a melhor adaptação é a transversal, voce ja coloca motor e caixa do voyage, com 5 marchas, baixissima manutenção porque se voce for forjar caixa, vai nada menos que uns 4 a 6 mil dilmas, no caso da caixa do fusca e ainda não se tem garantia que não vai quebrar, o fusca vermelho que aparece junto com um preto,neste blog ja quebrou 8 caixas! o motor é 16v 2.0 turbo gerando 350cv e nem é usado em arrancada, voce pode tambem usar o cambio do Audi turbo que é muito forte,mas isso com a configuração transversal,motor central maxima estabilidade, tem uns fuscas assim neste blog confira!
Abraço!
Anônimo disse…
por favor existe algum telefone para a compra das peças?
Chicony disse…
tem esse que é de São Paulo,copiei o anuncio dele, pelo que sei tanto o São Paulo quanto o de bragança é o mesmo cambio!

Ligue (011) 4663.3633

Temos Câmbios com 4ª e 5ª marcha para Kombi - Kombi Flex - Fusca - SP2 - Fusca Itamar relação 8x31 - Triciclo - Puma - Freio a disco traseiro - - Chassi de Fusca e Brasilia com documentação - Motor de Puma e Fusca etc ....::::Trabalhamos com todos os tipos de Câmbios::::....
Anônimo disse…
Boa noite.por configuração mecanica do motor AP 1.8 nesse caso já está até economico.Deve se pensar nos seguintes quesitos:o triciculo possui o advento da aerodinâmica deficiente(nuca falando mal do veiculo,pois sou fã);o motor AP 1.8 exige um pouco mais combustível na marcha lenta,isso é normal!Mas não quer dizer que seja um problema;as vezes um motor AP 2.0 consegue ser mais economico em uma estrada em certas condições que o mesmo motor 1.6.
Aumentar,no caso,alogar a relação com o acrescimo da quinta marcha não fará muita diferença,talvez até piore o "problema" tendo em vista que aumentará o "peso" no motor em velocidade de cruzeiro,pois muitas vezes,rodar com o motor com giro mais baixo o exige muito mais que em giros mais altos,tanto no consumo quanto na durabilidade do motor.(o motor AP roda fácil uns 30% a mais que o boxer da Wolks).Sugestão:se o motor for carburado verificar se o próprio(penso que sim)"mini progressivo"reavaliar a mistura,se estiver com a mistura original de fabrica possui grandes chances de estar com a mistura "errada";normalmente se trocar-se os corretores de ar por maiores e adequar os gigles principais(se preciso)o veiculo além de andar mais vai apreciar uma mistura muito melhor(adequada)e alta!No caso, oque seve estar acontecedo é que simplesmente deve estar faltando ar na mistura,o que não quer dizer que ela está rica!
Obs:não espere milagres!A média deve melhorar em mais ou menos para uns 11 por litro.
Se deve tomar cuidado também para não deixar a mistura pobre.
Também se deve perceber se o motor é um "biela curta,Ap ou longa",qualcomando e se o motor é ingeção.
Abraço. Ass:Armando
Anônimo disse…
Obrigada pelas informações sao de mta ajuda!!!
Fabricio disse…
me chamo Fabricio esto mt animado em colocar uma caixa de 5 macha sabe onde consigo
Chicony disse…
Fabricio, bem vindo ao Clube,rss olha eu sei do Cardoso Cambios é em São Paulo,aqui mesmo no blog tem mais detalhes e a opiniao de quem ja usa, eu acho interessante, futuramente, pretendo por tambem!
Abraço!
Anônimo disse…
A melhor coisa é um cambio do Itamar com um motorzinho com injeção. Esse cambio de 05 marchas só serve para fazer barulho. Comprei e instalei, não gostei e descartei essa porcaria.
Chicony disse…
Bom dia Anonimo, voce sabe me informar a relação de seu cambio? se 8x31 ou 8x35 ? e de quem comprou? Sua participação contribui muito para com este blog!
Abraço!
Anônimo disse…
A minha ideia era intalar um cambio desse na minha variant , mas pelo que li aqui estou desistindo e vou instalar apenas a quarta curta e o diferencial longo e chega . Excelente blog. Parabens. Abraço.Eduardo Cepas
Chicony disse…
Obrigado Eduardo!
Unknown disse…
Amigo eu tenho uma brasilia e queria colocar nela a mecanica do santana ap 2.0 que eu tenho também motor caixa tudo radiador completa tem como eu usar a mesma caixa de cambio do santana vc sabe me dizer isso
Chicony disse…
Flavio para você usar a caixa do santana ha duas opções: A 1° e mais radical colocar o motor atras mas na frente do cambio como é no santana, o problema é que teria que fazer um chassi.
E também perderia praticamente o espaço interno da traseira,portanto imagino que queira descarta esta opção.
A 2° E mais viável ate hoje e inverter o cambio do santana, ele vai trabalhar no lugar do cambio do fusca, mas de cabeça para baixo, vc terá que fazer uma flange que permita isso, tem fotos disso neste blog, a parte mais difícil e que terá que usar homocinéticas e o cambio invertido fica com as saídas das homocinética bem altas, dai ideal seria rebaixar o carro e usar conjunto de homocinéticas do omega, a a maior trabalheira esta nesta parte, vantagem você terá 5 marchas, um cambio confiável, e que permite trocar as relações para mais longa, ou mais curtas se quiser arrancada e depois uma 5°longa é possível dada a grande variedade de cambio ap existente, hoje é o que temos!
Abraço!
Anônimo disse…
boa tarde chicony, muito bom seu blog, alto nivel mecanico e tecnico, voçe pode me passar algumas dicas quanto a adaptaçao do cht 1.6 alcool no fusca, onde posso conseguir a flange e qual embreagem usar, e o tipo de refrigeraçao? obrigado marcos email mmmart701@gmail.com
Anônimo disse…
Boa Noite.
Estou montando um fusca com motor cht 1.6 turbo com + - 250 cv.estava pensando em deixar o cambio original 4 marchas mais estou com medo de ter pouco rendimendo do motor por ter um cambio curto para tantos cvs gostaria de saber c seria bom colocar o cambio do del rey 5 marchas q sei da para inverter para usar no fusca ou teria outro melhor com um custo baixo ? pois achei 3mil puxado para um cambio? Grato
Chicony disse…
Bom vamos lá, o meu tem 96cv e cambio com coroa pinhão 8x31 e falta cambio principalmente na 4º. Isso sem falar e ja falando que o cambio original não aguenta muita graça, tipo sair cantando pneu, zerinho... Imagine com 250cv, olha com o motor potente, te garanto uma coisa é muito dificil a gente se controlar, porque o carro ganha vida mesmo, precisei estragar 2 cambios para aprender.A melhor adaptação ainda é o motor ap transversal,juntamente com a caixa 5 marchas original do motor, seja polo ou escort, a caixa do del rey, segundo sei é fraca e voce ainda tem que mexer na suspensão.Voce pode trocar as engrenagens do cambio do fusca,relação de final da 4º na sapinho cambios tem algo em torno de U$ 200.00 só as engrenagem com relação maior,mais velocidade final!
Abraço!
Unknown disse…
Bom dia.

Tenho um fusca 1300 69, a caixa dele esta detonada, tenho que reformar, lendo os comentários, estou com duvida se reformo a minha caixa ou se compro um de 5 marchas, estou com receio de não funcionar bem, roncar escapar, estava vendo com Cardoso Câmbios.
Qual seria a melhor escolha?
Desde já agradeço.
Chicony disse…
Felipe bom dia!
Bom se seu motor for 1300 é muita caixa, mas se pretende por um 1600 ai ela vai se fazer muito util, quanto a roncar,escapar, segundo relatos mais recentes que tenho isto
ja não acontece mais, como a caixa em função da 5°marcha é um pouco maior, tem que aumentar um pouco o espaço para ela embaixo do carro, na lata que fica encima do coxim de cambio,na ponta da caixa, muitos relatos de ronco vem do fato de ela encostar na carroceria e transmitir o ruido, mas tem garantia, e ainda é a opção mais barata em termos de 5°marcha.
Anônimo disse…
+.-Boa noite sou proprietário de trike com motor ap 1.6 torque, cx normal relação 8x 31, gostaria de saber se para rodovia a caixa 5 marchas ficaria ideal, tenho medo que ela ronque e tbm que não de economia, hj ele faz a alcool no pau entre 7,5 e8,2, na manha em torno de 10 10,5 km/l, com carbura miniprogressivo.
Chicony disse…
Olha eu acredito que o usa de uma 5° marcha vai lhe trazer velocidade e economia por derrubar o giro do motor em aproximadamente 500 RPM, claro que depende da relação, coroa pinhão e da propria 5°. Outro fator a seu favor é o baixo peso do trike. Quanto a economia por comentario não deve passar dos 11 por 1, sendo normal 10 por 1, vale a pena se voce usa mais na rodavia mesmo!
Abraço
Anônimo disse…
Bom dia, grato, tenho mais algumas dúvidas, é realidade ou mito a questão que esse câmbio por faltar lubrificação na quinta ela ronca, ou já foi sando? A arvore primária tem que ser soldada?? Muito obrigado pela ajuda, vlw!
Chicony disse…
Bom dia, os primeiros cambios realmente roncava,pelo que sei ja é uma peça unica a arvore primaria,infelizmente nunca vi, senão postava as fotos aqui para todos verem tambem, mas o projeto já esta bem aperfeiçoado, com a utilização de sincronizados do uno, e melhorias na lubrificação, mas considere tambem a possibilidade de por a caixa do santana de cabeça para baixo,tenho fotos no blog,com certeza muito mais confiavel e com vantagens de se trocar quaisquer relação de marcha e coroa, e fazer inumeras combinações.
Abraço
Unknown disse…
Olá fusqueiros . Gostaria de agradecer por muitas informações que tem postado aqui. Estou montando um fusquinha 68 já remodelei pra 53(janela e tampa trazeira,porta suicida,rebaixei o teto),e já usei muitas experiência que vocês trocaram aqui . Já cheguei adaptar os freios do golfe ,direção do Monza, freio hidráulico ,embreagem hidráulica agora quero colocar um cambio de cinco marchas já tenho um motor subsru EJ 20 TURBO . A minha pergunta é QUAL CÂMBIO DEVERIA USAR E O QUE FAZER PRA MELHORAR A SUSPENSAO usando esse motor?
Chicony disse…
Pedro Oliveira, seja bem vindo a esta família que não para de crescer, agora voce deixou todos curiosos quanto a esta maquina que você esta preparando, manda fotos pra gente, conte sua experiencia com os freios e oque deu certo o que não deu, enfim compartilhe!
Para esse super motor, o ideal seria o cambio original subaru e comprar o kit que permite inverter o sentido de rotação do cambio, preço bem salgado, trata-se de coroa e pinhão importados,vantagem cambio para 600cv mais 5 marchas, outra opção mais barata e mais fraca é o cambio original, mas ainda teria que forjar as relações de 1°a 4°,pra ter um pouco de sossego com esse motor, Por enquanto é o que sei que temos disponivel.
Quanto a suspensão adaptar a da variante II ou a da kombi com homocineticas, a Variante II ta coisa rara ja a de kombi da mais trabalho para adaptar pois a kombi é mais larga que o fusca. Na dianteira a melhor suspensão é sem duvida a duplo A.
Grande Abraço!
Anônimo disse…
Bom Dia, Tenho um Triciclo, coloquei um Motor AP 1.8 Flex, C/ Injeção. tá c/ 1540Km, a caixa é do Fusca com Relação 8 x 31, já quebro 2 x, a 4ª Marcha, esse motor eu comprei 0Km na VW, em Curitiba, conversei c/ Cardoso, ele me disse q tenho q colocar uma caixa 5 Marcha c/ relação 8 x 31, mais eu vejo muita reclamação q esta caixa não é boa, alguém pode me ajudar. desde já agradeço. Abraço.
Chicony disse…
Meu caro Feliz Natal! Olha eu tambem tenho essa mesma informação! infelizmente não tenho como dizer o contrario, embora gostaria muito! Quanto o problema de sua 4º ter quebrado, tem solução, voce pode encomendar a a 4° da sapinho cambios, forjada e com relação um pouco mais longo que a do fusca, sem em nada alterar as outras, o unico senão é que voce tera um pouco de barulho de engrenagem uma vez que a 4° sera com dentes quase que retos!
Creio que em um triciclo isto não sera problema.
A outra solução seria, se ja não o fez por a quarta de dentes grossos, as anteriores ao do
itamar um pouco mais ruidosas e bem mais dificeis de quebrar.
Ah a proposito ja quebrei a minha tambem e andando sem forçar! e meu diferencial é tambem 8x31!
Abraço.
arthur duarte disse…
Tenho Fusca 1500cc(52cavalos)vc acha que ele vai aguenta uma quinta,essa quinta marcha faz o carro ficar mais economico.Obs:meu motor ñ é preparado
Unknown disse…
Boa tarde amigos, tenho um fusca 79 e estou com ele tem 13 anos, está todo modificado e agora estou adaptando um motor ap 2.0 nele. Minha dúvida é com relação as mangueiras do radiador (que irei instalar na frente). Qual mangueira é mais indicada, a da kombi, ou tem algum fornecedor que vende esse material por metro?
Outra dúvida, é qual modelo de radiador é mais indicado.
Outro ponto que tenho pesquisado e não tenho obtido resposta satisfatória, é com relação aos vidros, tendo em vista que rebaixei o teto.
Alguém poderia me indicar quem fabrica vidros sob medida!!
Grtao.
Chicony disse…
Sanni,boa tarde! o melhor que vi até o momento segue esta receceita: radiador é do palio 16v, que é mais grosso... e da certinho la na frente... mas teve q ser feito um trabalho na lata pra ventoinha nao pegar... mas fica tao bom que parece original!
As mangueiras sao de 2" que voce pode comprar por metro em qualquer casa de mangueiras e elas tem que aguentar temperatura (elas nao sao caras, se voce nao falar pro vendedor que é pra radiador, ele vai querer te vender uma pra oleo, q suporta alta temperatura e pressao, ai vc vai chorar com o preço! rs)

existe uma diferença nos fuscas, nao sei os anos ao certo, nos dutos da caixa de ar, que é por onde eu prefiro passar as mangueiras... como este é o meu segundo projeto com ap e radiador na frente, ja deu diferença.... o primeiro era um 71, os dutos da caixa de ar terminavam la tras no motor, um bocal de cada lado... e foi por la que eu passei as mangueiras de 2" até na frente, abrindo as caixas de ar aonde começa o paralamas dianteiro... ja neste projeto que estou fazendo, é um fusca itamar 95, e como da pra ver nas fotos, um pedaço das mangueiras passa por dentro do carro, pq é diferente do 71... mas nao tem segredo... depois na frente tem que passar elas contornando a lata e desviando das rodas...
não usei nenhum tipo de isolante termico e nunca esquentou consideravelmente... só da pra sentir o calor qdo vc encosta na caixa de ar, e com o radiador la na frente, a temperatura sempre fica baixa! uma beleza! rs Para brisa e vidros laterais, no momento não sei te informar, ma ja vi cortarem com makita!!!
qualquer duvida estou ai.
Unknown disse…
Ola amigo td bem sou novo nessas coisas de mecanico nao entendo muito de transmissao
comprei um fusca com motor 1300L e desmontei todo o fusca estou intereçado em botar um motor AP 1.8 do santana ou 1.8 do verona ou apolo, diz que esses sao os mehores e que servem direito, de preferencia queria um a alcool, oq vc me recomenda? a alcool ou a gasolina? lembrando que futuramente quero por turbo no fusca. e oq vc acha devo deixar 4 marchas ou colokar 5? lembrando eu quero um fusca pra que tenha arancada, final nao presisa tanto claro que chegue até os 160km/h ta de boa usando umas rodas 17 com perfil 40 de pneu. tbm queria saber se daria pau num 1.8 tipo um astra? essas coisinhas pq gosto de andar na maciota com meu fusca aii chega um carro 1.0 atras do meu fusca e soca a buzina aii da raiva por isso quero um fusca pra dexar o de tras comendo poeira.
tbm queria saber o radiador tem que ser na frente? ou pode ser em outro lugar pois quero botar um som bagual. pra mim economia nao importa pode fazer 1/1 km/l des de que tenha o desempenho que eu quero vc acha que com uns 10 mil com a mao de obra eu faço isso?

Chicony disse…
Xará, se eu fosse fazer de novo como ja comentei aqui no blog, faria a seguinte receita:
motor Ap 1.8 do apolo ou verona, mas transversal, completo motor trem de força, caixa de cambio,discos,suspensão, agregado, enfim, tudo! Voce disse que quer por um turbo, esse cambio não aguenta um ap turbo,em minha opiniao o alcool é a melhor pedida, voce elimina o cheiro de combustivel, ja deixa pronto para um futuro turbo, e no meu ficou muito melhor no alcool,rss 160km/h chega com cambio original, desde que seja 8x31 itamar.
Xará o unico problema que percebo, é sempre o cambio! Por isso faz um up grade completo logo! Aqui no blog tem muitas fotos de fusca assim.
Outra coisa radiador é na frente! 10 mil se voce pegar o conjunto completo preferencialmente injetado, deve dar, mas bem enxuto nas despesas!
Grande Abraço!
Unknown disse…
boa noite chicony meu no é francisco tenho um buggy fyber 200 ele tem um motor AP 1.8 a gasolina carburado e estol querendo colocar um cambio de 5 ou 4 marcha de combi a dissel qual vc me indica e qual relação devo colocar um muito brigado
Anônimo disse…
Blog fantástico esse meus paravbens, que fusca incrível esse vermelho , procurei na net e não encontrei absolutamente nada . será que é possível instalar esse motor Subaru em um gol ar, será que alguém já fez isso ?vi Brasília, variant mas gol a ar nunca . talvez tivesse menos problemas de refrigeração
e mais fácil instalação do cambio do próprio Subaru , o problema seria como passar o carda e instalar o diferencial traseiro no gol .
Anônimo disse…
Ola Fabricio infelizmente não aconselho a você fazer está instalação!!! Tive somente aborrecimentos com este cambio,os engates não são precisos,ronca um absurdo os profissionais (entre haspas) montão o cambio,somente com peças usadas,meu amigo não faça isso sofri na mão desses caras,acabei brigando comos propetários ameacei de chamar a policia e a situação acabou,eu colocando um cambio de um gol Bx AR que ficou muito bom o carro ok!!
Anônimo disse…
Ao Sr.Paulo Cardoso parabenizo pelos seus câmbios de 5 marchas para fusca sendo que os mesmo deixam o carro mais silencioso anda ate 160 km no plano e mais Econômico também e não é verdade que o carro fica barrulhando o cambio pois testei e aprovei ficou uma verdadeira maravilha.
Nelson Kaufmann Agua Boa MT 66-8404 6022 para qualquer duvida .
Unknown disse…
Boa noite a todos, eu vendo esse tipo de cambio com 5ª marcha a mais de 30 (trinta) anos, e até hoje nunca tive nenhuma reclamação, muito ao contrário, todos que podem comprar e tem um um cambio com 5ª marcha ficam muito satisfeito com o produto, pois andam mais com menos giro no motor, é só perguntar para que tem um, AGORA EU PERGUNTO, SE VOCÊ COMPRASSE UM CAMBIO E TIVESSE PROBLEMA, VOCÊ IA RECLAMAR COMIGO OU IA FICAR CRITICANDO NOS SITES A FORA? Acho que o único problema é a instalação inadequada, pois o cambio funciona muito bem, anda muito, e é muito econômico, aliás o cambio de 4 marchas ja é pré histórico, que anda num com quinta marcha nuca mais quer um de 4 marchas, abraço a todos.
Ola amigos fusqueiros! vejam o video e troquem o cabo do acelerador preventivamente.
https://www.youtube.com/watch?v=GSIeFOIapzg#aid=P9viObvohKQ
Bom dia!

Tenho uma duvida mais em relação a caixa, qual a melhor ( que de menos problemas ) para colocar ap no fusca? E o motor 1.6 ou 1.8 injetado?

Abraço
Chicony disse…
Boa Dia, João Paulo, olha a caixa na minha experiencia é igual, o que muda um pouco é a quarta de dente fino e a de dente grosso, a de dente fino mais silenciosa, mas pode quebrar no caso de esticar forte na rodovia, 150km/h ou mais! ja aconteceu comigo e não tava correndo creio ter sido por fadiga do material. ja dizem que a de dente grosso não faz isso, mas achei o carro muito preso com ela, talvez fosse só impressao, mas ela tambem ronca coisa que é dificil de ouvir com a de dente fino. Quanto ao motor tive os dois, no 1.6 voce tem um motor mais silencioso e de funcionamento mais suave, o 1.8 tem um ganho significativo em força, muito mais animo no carrinho! Injeção nos dois é a melhor, saida! esqueça carburadores!
Abraço!
Anônimo disse…
boa noite rodrigo,meu nome eh Henrique comecei a acompanhar o blog e tem muitas informações uteis estou montando um fusca com mecânica de fox 1.0,ja estou adaptando a caixa do monza mas nao vou fzer o tubo,desmontei a caixa vou cortar o aluminio e virar a fenda em 180° p/ usar a furação original. Tambem estou realizando um trabalho no chassis recuando o cambio uns 8 cm mais ou menos para a tampa do motor fechar sem modifica-la ainda tem muito trabalho,mas se houver interesse te mando algumas fotos do andamento e talvez esclareça alguma duvida de quem pensa em realizar essa adaptação.
um abraço a todos.
Anônimo disse…
Boa Tarde Chicony

Esta olhando as materias do seu Blog e achei mto interressante seus conselhos.

Vamos la, tenho um fusca 1969 e coloquei o motor e caixa do Verona

Motor AP 1.8, coloquei ele bem emcima do eixo traseiro do fusca eliminando o tal chiqueirinho.

Retirei o Facão e coloquei ele com agregado e bandejas. (mocineticas ligando as rodas)

Pneu traseiro 205/60R15 (alarguei as rodas originais dele) 4 freio a disco de golf.

Ficou bom de curva e estabilidade.

O Problema e a questao da Refrigeração, andando normal ele chega a 86° liga a ventuinha e faz o clico normal.

Mas quando é colocado pressao no bicho ele vai para os 100° e nao baixa disso a ventuinha nao chega a desligar,

e para piorar o calor e insuportavel dentro do carro.

Vc pode me dar alguma dicas de como fazer para resolver esta questao do aquecimento?

Ja isolei com manta de aluminio toda a parte do motor , mas mesmo assim fica mto quente dentro do carro.

Ja para a parte de aquecimento do motor estava pesando em fazer 02 orelhas laterais para forçar o ar frio entrar la para tras!

Fico no aguardo do amigo.

Grato

Marcos Gabriel

Abaixo segue o link do video que tenho dele no youtube para vc ter uma ideia do carro.

https://www.youtube.com/watch?v=roWY__agXfc
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Chicony disse…
Marcos, poxa sonho de consumo esse carro! Se possivel mande fotos pra postar aqui.essa modificaçao interessa muita gente! Eu principalmente! rss.mas quanto ao aquecimento,tive esse mesmissimo problema quando usava radiador do lado do motor.pra acelerar mesmo tinha que estar muito frio em SP e motor frio.depois que estava quente entao ai nao dava nem pra pegar rodovia.na cidade ate que ia bem.Olha se estiver usando radiador atras,mude para a caixa de estepe,como ja testado e aprovado ate mesmo na formula fusca.
A entradas de ar laterais é uma necessidade!
Abraço!
Unknown disse…
Chicony, vou tirar uma fotos dele como ele esta agora para vc ter uma ideia de como ficou.
Ate comentei com meu mecanico para colocar o radiador na frente, mas ele optou por deixar la tras mas nao funcionou mto como eu esperava.
Vc sabe me dizer como faço para levar as mangueiras la para tras, tipo local mais apropriado e tambem o tipo de mangueira?? Outro detalhe que queria ver com vc e o tamanho do Radiador, hj estou como o radiador original do Verona.
E essas entradas laterais vc tem alguma foto para eu tirar um exemplo.
Muito obrigado pela atenção.
Abraço
Marcos Gabriel
Chicony disse…
Radiador atras.para mim nunca funcionou! Ainda o carro virava uma sauna insuportavel.mesmo com vidro abaixado e em dias frios!
e o motor nao refrigerava na rodovia.o problema é o curto circuito termico.onde o ar aquecido pelo radiador é usado para refrigerar.virando um alto forno!
tenho fotos aqui no blog de onde passar a tubulaçao que deve ter 2" ate mesmo 1,4" passando pelas caixas de ar. o radiador eu uso do uno.e da conta do recado mas se couber pode usar o do verona.tem quem use o do opala.gol c ar no meu a temp 90*c sempre.nenhum calor de radiador dentro do carro. garimpe o blog tem muita coisa aqui que vai te dar uma norteada.
Abraço
Unknown disse…
Obrigado pelas dicas Chicony, logo te enviarei as fotos do fusca, me passa seu email que mando direto para ele.
Vou dar uma bela olhada ai no site, mas desde ja parabens pelo site mto rico em informações.
um grande abraço
Ass: Marcos Gabriel
Chicony disse…
Marcos,envie para
andrechicone@hotmail.com
Fabricio disse…
blz galera me chamo fabricio tenho um fusca 82 fafa era de familia adptei um motor ap 1.8 alcoll anda bem mais dentro da cidade e legal so que quando resovi viaja a temperatura subiu tenho um riador la tras mesmo oq vcs acham que eu faso para nao super aquece ele
Anônimo disse…
Opa, td bem??? Eu estou querendo construir uma gaiola, mas estou totalmente perdido. Gostaria muito de receber algumas dicas...
Anônimo disse…
ola boa noite cardoso,o seu cambio é bom economico o problema é quando comprei e montei com um mês vazou oleo agora aumentou a respeito do do barulho vc me diz que ele roncava um pouquinho e com um tempo ele melhorava o barulho aumentou como faço paa tirar o barulho por que irrita muito fiz uma viagem de 600 km pelo amor de deus barulho muito chato quero levar para concertar ta embaçado o problema que vc mentiu.
Tribuna disse…
Boa tarde, alguém do blog bode me dizer se a brasilia com motor ap e o radiador do gol super aquece? Lembrando que o radiador vai ficar lá atrás junto ao motor.
Chicony disse…
Amigo, não jogue dinheiro fora! Radiador atras não faz troca térmica, não recebe ar frio, e também não tem para onde liberar o ar quente! Alem de aquecer extremamente todo o conjunto
mecanico! Cansei de ver esses tipos de adaptações eu mesmo perdi tempo e dinheiro!
Radiador atras: Motor superaquecido, nunca passa de 90km/h porque a temperatura passa junto dos 90°C Vida util do conjunto drasticamente reduzida! Mesmo sem valvula termostatica e ventoinha ligada direto!
Radiador na dianteira: Funcionamento normal,nenhuma dor de cabeça!
Unknown disse…
Qual vai ser as diferenças se eu trocar coroa e pinhao 8x35 por 8x31
Chicony disse…
Basicamente voce tera um pouco mais de velocidade final.
Se o motor for 1300 vai sentir mais pesado nas primeiras marchas.
Ah e consequentemente uma melhora no consumo!
Chicony disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
maximus disse…
Ola Chicony, tenho uma kombi 87/88 e fui incentivado a colocar uma caixa longa do puma 81, qual seria a melhoria que vou ter com essa troca, tendo em vista que é uma caixa de 4 marchas?
Chicony disse…
Com a coroa 8 x 31 voce vai ter mais velocidade final, e a 1º e 2° mais pesada nas saidas, no meu fusca tinha velocidade final de 150 km/h. Com o motor 1600.
Abraço.
maximus disse…
Boa noite Chicony, as caixas estao desmontadas, agora a duvida é se o piao 8 dentes vai encaixar direito na coroa de 36, pois ficamos com essa impressao, vc ou alguem pode me falar sobre esta relaçao?
Chicony disse…
Maximus a Coroa é casada com o pinhão, tanto que é vendido o conjunto coroa e pinhão, de mesmo lote, do contrario haverá desgaste prematuro e ronco na relação.
Unknown disse…
ola chicony legal seu blog desde ja parabenizo vc e agradeco ao mesmo tempo por ter aprendido algumas licoes sobre motor e cambio aqui mas para mim certificar de tudo que li no blogg a melhor das ideia e pegar um motor e cambio de apollo ou verona e colocar no fusca o meu comecei a montar agora vou fazer devagarinho e a pergunta e alem do motor e cambio do veiculo citado acima o que mais preciso ?que tipos de pecas pode me ajudar nao entendo muito por favor.

desde ja agradeco a todos
Chicony disse…
Lopes o ideal e mais econômico é usar tudo! de um veiculo moderno com motorização transversal,desde cambio a suspensão do carro doador!
E preferencialmente para não ter dor de cabeça, que seja injetado.
Abraço!
Unknown disse…
onde vc sugere que devo colocar o radiador na frente deitado? pelo que vejo vou ter que trocar as suspensao do fusca tambem ?qual seria a ideal e qual tipo de carro se adaptaria melhor na parte mecanica suspensao de que daria pra adaptar por exemplo?to com uma dificuldade em relacao aos bancos do meu fusca sao originais sem encostos e vou troca-los qual seria melhor pra se adaptar aqui one moro o pessoal nao entende nada entao eu preciso saber o basico pra pode instruir o fazerem essas adaptacoes no meu fusca
Chicony disse…
Na frente é a unica opção que realmente funciona! ja testei em diversos lugares e todos com deficiencia e gerando aquecimento na cabine! Ou seja se for usar no bagagito (chiqueirinho) tem que fazer um bruta isolamento termo-acustico e ainda não funciona bem igual é na frente do carro!
Tenha em mente o seguinte: por melhor que seja sua adaptação se nao for frontal nunca sera boa igual uma frontal!
A posição do radiador deve ser deitado, ou seja a posição que ele estava no carro de origem, não use radiadores pequenos demais, no minimo o do uno!
Quanto aos bancos o do Ford Ka dão certo, os Renault Scenic, de preferencia aos importados tem muito mais qualidade inclusive na estrutura ferrea!
Abraço
Chicony disse…
Ah quanto a suspensão acredito ser desnecessário trocar.
Apenas rebaixar a dianteira é o suficiente, para isso veja manga de eixo rebaixada no mercado livre- de preferencia da marca empi.
Unknown disse…
Tenho usado o óleo de moto, já que o mesmo é configurado para alta temperatura.
Unknown disse…
Boa noite a todos. Vou contar um pouco da minha experiência com adaptação de motor ap em derivados do fusca. Fiz essa adaptação 4 vezes, 2 em gurgel x12 e 2 em buggy. A primeira vez foi em 1986 e o motor nem era ap era um md do passat ts, mas sempre com radiadores dianteiros, tubulação de cobre de uso residencial de 28mm e nuncac tive problemas de refrigeração.
Essa é a receita da última adaptação: buggy kadron motor ap 1.6 injeção monoponto tubulação de cobre radiador de celta na frente vaso de expansão do uno com sangrador automático relaçãode diferencial 8x35 2 pneus 265/70 15. Andei 20.000 km sem problemas. Fiz duas viagens grandes saindo de SP Capital, uma para Serra do Rio do Rastro e outra para Porto Seguro com velocidades constantes de 130 km/h e picos de 160. Esses carros ficam perfeitos com essa adaptação. ABS a todos
Unknown disse…
oi amigo como é que eu faço pra eu monta uma caixa de 5 na carcaça oo cambio original do fusca
Unknown disse…
Boa noite a todos.pretendo comprar um fusca e colocar motor ap 1.8.qual melhor cambio usar mudar coroa e pinhão, alongar a 4 marcha,suspensão duplo A? Afinal qual melhor receita na faixa de 20.000 da pra fazer.
Unknown disse…
Gostaria de saber se eu colocar em meu fusca um cambio de cinco marchas e redução da kombi invertida para rebaixar, meu fusca iria rodar como se fosse um fusca normal de 4 marchas?
Chicony disse…
Decio, até onde sei, essas reduções, limitam muito as rotações, tanto que provavelmente as relações do cambio não compensem as percas!
A melhor solução, relação de quarta importada dos Estados Unidos, custam três vezes mais que as nocionais, a segunda solução seria adquirir a relação de quarta forjada da Sapinho Câmbios, foi o que fiz, mas devo avisa-lo elas zoam, mas vale a pena!
Unknown disse…
Pelo que pude pesquisar assas adaptações de 5ª marcha no cambio de fusca são mais longas do que a 4ª, isso não compensa a redução de velocidade da redução da kombi?
Unknown disse…
Esqueci de mencionar também, se colocar a relação coroa e pinhão 8x31 poderia fazer diferença?
Unknown disse…
Olá amigos,meu problema é igual ao de muitos,tenho um fusca 1970 com motor do Voyage ap 1.8,porém estou com a caixa de marcha da Kombi curta,gostaria de saber se da para alongar essa caixa minha trocando a relação ou colocar 5 marcha nela,qual a melhor caixa para colocar nele,ele está com 96 vc.Vlw
Unknown disse…
Tenho uma kombi 96/96 coloquei um motor 2.0 santana,e comprei um motor do gol a ar com a quarta alongada ,mas mesmo assim vejo que gira o motor muito rápido e fica muito barulhento,se eu colocar o cambio dessas kombi ap novas sera que daria certo? Ou só o cambio de cinco marcha para dar certo? E qual dar certo?
Unknown disse…
Tenho uma kombi 96/96 com o motor 2.0 santana,e comprei um cambio gol bx alongado mais quando estou andando faz muito barulho na quarta e fica pedindo marcha e o giro do motor e super grande.se eu colocar o cambio da kombi ap sera que resolve meu problema ? Ou teria que colocar um cambio de 5 marcha? Qual que daria certo na kombi 2.0?
Chicony disse…
Marco, mesmo com a quarta mais longa (0.88) que saiu, nos VW,s da pouca diferença,
no meu com a coroa e pinhao 8x31 e quarta longa 0.88, ainda assim faltava muito cambio para o motor AP! Hoje com a quarta forjada 0.78 e coroa pinhao 8x31 mudou da agua para o vinho, mas se tivesse opção de por uma quarta mais longa ainda uma 0.67 tenho certeza que ficaria perfeito!
Quanto ao cambio das Kombi Fox são mais curtos ainda, a relação de coroa e pinhao preparadas para força e pouca velocidade!
Cambio de 5 marchas só se for montado na propria carcaça, que é um assunto muito polemico e discutido inclusive aqui no blog. Outro cambio até da para por mas tem que modificar muuuuuito o carro!
O ideal mas nao mais barato seria encomendar o conjunto da 4 marcha fabricado nos Estados Unidos, ai voce teria velocidade economia e nenhum barulho de cambio, mas tudo tem um preço: U$ 500.00
Chicony disse…
Leiran, creio que a resposta para sua pergunta é a mesma que respondi para o Marco Aurelio, logo abaixo, agora alongar caixa, voce deve pensar assim, se quer andar bem, poe uma quarta 0.78 ou mais longa ainda se encontrar, veja na sapinho cambios, e coroa pinhao 8x31 ai sim voce podera andar sem o motor urrar!
Outra coisa: Engrenagens forjadas zuam!
Unknown disse…
Caro Chicony, belo trabalho de dar de si à tirar as dúvidas do leitor para concluir seus projetos sonhados. Aproveitando a deixa, Estou trocando o meu motor do puma AP
por algo que acredito equilibrar mais em função de peso e modernidade. Quero colocar o motor do Fox 16 na mesma caixa da Kombi Flex. Qual seria a melhor receita para esta caixa visando este novo motor? Por curiosidade, a caixa da Kombi diesel tem o seu miolo de engrenagens de 1° a 4° mais resistente?
singapura disse…
Boa noite,

Tenho um fusca 1600 85 original, pedi pra colocar comando da kombi 1600 tork não tenho certeza se fizeram isso... Queria colocar a 5 marcha qual seria melhor opção? Sem perder muito a força na saída
Chicony disse…
Melhor opção trocar a relação da 4º por uma relação Americana, o problema é que só as engrenagens U$ 500,00, Segundo melhor opção essa fiz no meu fusca: Relação de 4º da Sapinho Cambios-SP é a mesma relação da quinta do santana: 0,78 só assim para o carro andar livre de verdade e ainda ficou econômico! Já tem um bom tempo que uso sem problemas! Só que faz um barulho!!! Por ser forjada elas cantam!

a outra opção seria o cambio de 5 marchas, que tem na net para vender, mas pesquise bem sobre!
Chicony disse…
Claudio, a caixa da kombi diesel, pelo que sei so muda mesmo a estrutura externa, carcaça. Para que os movimentos de torque do motor, não torcionem ela, ainda que milimetricamente, o que poderia provocar fadiga nas engrenagens e futuras quebras! Fora isso a relação e resistência são iguais! O que muito pode mudar é a relação coroa/pinhão para carga.
Chicony disse…
No meu o que mudou de verdade, foi a quarta forjada, comecei com o cambio do 1500, troquei a 4º para a de dente fino, que quebra facil com velocidade, depois coroa 8x31 que melhorou pouca coisa e finalmente a 4º forjada da Sapinho Cambios, essa sim mudou da agua pro vinho!
Rabuja disse…
Boa noite sou de natal RN tenho um bug baby co. O motor aspirado estava pesando colocor essa quinta marcha será que aguenta o rojão tem muinta adaptações para colocar
Rabuja disse…
Boa noite sou de natal RN tenho um bug baby co. O motor aspirado estava pesando colocor essa quinta marcha será que aguenta o rojão tem muinta adaptações para colocar
Chicony disse…
Rabuja, tem que ver direitinho a relação custo beneficio, pois a quinta é para maior velocidade final e menor rpm no motor, porem em um buggy é pouco usada em velocidades maiores! Agora respondendo a sua questão, eu não tenho ainda um retorno de quem ja tenha a quinta por alguns anos e sem problemas, eu particularmente uso quarta forjada, com relação de quinta, e ja tem um bom tempo! Mas zoa muito!
Unknown disse…
Ola colega, meu nome e Claudio. Explique-me como se faz para recuar o motor, E acima do coxim da ponta da caixa? SERA QUE E O MESMO PROCESSO QUANDO SE COLOCA A QUINTA DESTES FORNECEDORES QUE HA NO MERCADO? O eixo não fica mais alinhado entre saída do dierencial à manga de eixo não é?
Anônimo disse…
Olá Chicony, bom dia!
Andei lendo algumas trocas de conversas dos leitores contigo, mas resolvi te enviar uma msg p tbm conversarmos e ter uma ideia do que posso fazer. Tenho uma Kombi 94 e vou precisar mexer na caixa nos próximos dias devido a ré e terceira que estão escapando.
Como todos reclamam do giro alto em quarta marcha, comigo não é diferente.
Eu queria muito diminuir esse giro em função de ruído e também economia, que esta na media de 6,5km/l.
Acha que seria interessante a tal 5a marcha ou custo x benefício seria melhor somente alterando o diferencial para alguma caixa VW mais longa, tipo a Brasília se nao me engano.
Valeu pelo blog! Abraço, Rafael
Unknown disse…
Olá pessoal tenho um 74 com motor de Kombi 1.6 \ 4 marchas, a criança pede quinta toda hora e eu não sei por onde começar, comprei ele ontem motor câmbio novos, gostaria de saber se compensa colocar uma caixa de 5 marchas ? No caso teria que colocar radiador de óleo ?

Tenho ótimas intenções com esse fusca mas não entendo muito bem, gostaria que pode-se viajar mais tranquilo com o motor mais descansado e menos consumo de gasolina.

gostaria de ver também sobre injeção eletrônica nesse motor se é viável se alguém trabalha dessa forma e o resultado.

Obrigado dês de Já.
Forte abraço.
E fusca Forever.
Anônimo disse…
Olá Amigo Chicony, também estive lendo os post acima e percebi que todos procuram colocar 05 marchas no Fusca e Kombi. Pois bem, estamos em fase final de implementação de um projeto que irá usar a caixa 05 marchas do motor AP (Coroa/Pinhão, eixo piloto, tulipas, etc...), más com a capa seca do motor G5/G6 (Arranque, embreagem etc.. G5/G6) com tração traseira. Assim se colocar este motor G5/G6, tanto no fusca como na Kombi, terão as sonhadas 05 marchas dentro de um projeto mais moderno e confiável. Este projeto esta sendo executado para implementar em um Buggy que estamos desenvolvendo. Se tiverem maiores interesse, acredito que em cerca de 30 dias no máximo já estaremos um um kit montado para testes. Obs.: Como falei, já estamos em fase final de implementação do projeto, onde a caixa de marcha já esta usinada, faltando as tampas laterias e montagem da mesma.
Anônimo disse…
e verdade seu nelson corre mais... um dia coloco um com vc.. vc faz por 1500 reais?
Unknown disse…
Bom dia amigo será que dá para colocar a parte dá frente do câmbio AP no câmbio do Fusca fazendo uma flange
Unknown disse…
Boa noite tenho um triciclo com motor 1.6 injetado qual câmbio devo usar qual relação do câmbio do Fusca aguenta este motor
Chicony disse…
boa noite Jose Bueno, olha eu ja acompanhei essas tentativas, e infelizmente nao deu mesmo!
Chicony disse…
Jose, use a relação mais longa possivel, coroa 8x31, no mais as relações sao todas iguais! Ah e usa quarta de dente grosso, original fusca!
Anônimo disse…
Olá boa noite, sou Alessandro, tenho uma Kombi 1600 refrigerado a ar com injeção eletrônica, pego estrada todos os dias com ela carregada, e a 4°marcha dela é muito curta fica pedindo mais o tempo todo, qual o conselho que vocês podem me dar para melhorar tanto o consumo e a velocidade final (conforto) na estrada?

Desde já agradeço!
Boa noite se horas entusaístes e curioso. Sempre achei necessário uma 5 marcha para o fusca após o motor 1300 em diante depois do motor York 1600 nem se fala até mesmo no itamar e no gol bx nunca fizeram. Ao contrário do super betle e do fusca mexicano que são longas e se não estiver enganado uns até 5 marcha tem. Pesquisei muito aí comprei uma carcaça de caixa completa tenho 2 caixas de motor 1600 de gol bx relação longa 8x31 e uma caixa de Kombi to das com deslizante e junta homocinetica isó para começar os estudos de como colocar uma 5 engrenagem para o meu projeto do meu fusca 1969 que vai ser um GERMAN LOOK. Dos projetos que vi e pesquisei pela internet verifiquei que a tampa seletora e modificada (usinada) mais larga e alta para comportar a 5 engrenagem tem uma chapa que servirá de flange e sobre ela as engrengágeis e servem para fixar a tampa seletora os garfos são alongados a seletora da 5 poder ser outro garfo ou seja um 4 garfo ou um passador interno alogaR a árvore primária e secundaria outra forma e utilizar a mesma tampa seletora e é colocar a 5 interna como as demais. Estou com meu projeto em andamento esse é minha linha de recuo cínico e a que estou seguindo se alguém mais experiente ou com noção de mecanica em caixá tiver alguma idéia aceitos sugestões. Eduardo Gomes de Aracaju/SE.
Unknown disse…
Tem sim amigo em Bragança chama se raro vidro
João disse…
Boa noite preciso fazer alguma adaptação além da flange para colocar um motor CHT no fusca
Chicony disse…
João, boa noite, essa adaptação é tranquila, mas vai precisar modificar um pouco a tampa do motor, e tem quem prefira usar a bomba da água do gol cht, por razoes de posicionamento da bomba, a do gol fica mais alta. Na parte mecânica aconselho a compra de um kit cht - fusca.
Nao esqueça de antes de tudo, checar junto ao detran, ou a um despachante de sua confiança sobre a modificação, se é permitido.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837067297-kit-cht-fusca-_JM
Anônimo disse…
galera blz comprei um fusca e estou restaurando comprei um motor 1.6 injetado da kombi e ja esta no pent uma bomba de oleo externa pra ajudar e vou colocar um cambio ou sp2 ou um cinco marchas alguem poderia dar uma luz oq melhor colocar e qual a relacao 8/31 ou qual seria a melhor opcao obrigado fica no aquardo
Anônimo disse…
BOA NOITE SR. CELESTINO TENHO INTERESSE NA COMPRA DE UMA CAIXA COM 5 MARCHÁ MAS TENHO ALGUMAS DÚVIDAS PODE ME RESPONDER? 01 QUAL O VALOR DE UMA CAIXA COM 5 MARCHA. 02 A 5 MARCHA E FORJADA OU ORIGINAL DE ALGUM CARRO QUAL CARRO VOCÊ USA A 5 MARCHA PARA ADAPTAR NA CAIXA. 03 A CAIXA RONCA E TEM OS ENGATES PRECISOS.
Unknown disse…
Bom dia, tenho uma Kombi flex com pião e Coroa 8x31, mas ela trabalha a 100 km com quase 3000 rpm, o que não é econômico, está turbinada.
Poderia adaptar algum câmbio de 5 marchas?
Posso trocar somente a quarta engrenagem? Que relação devo usar?
Chicony disse…
Olá, olha eu uso a relação 0.79 que é a menor. Da Sapinho câmbios. Porém o barulho é insuportável e vou voltar a usar a original.a única opçãoé usar o câmbio de 5 marchas. Eu não testei ainda. A relação de coroa pinhão 8x31 deu pouca diferença para mim.
Carlos disse…
Como faço pra comprar????
Carlos disse…
Como faço pra comprar
João Henrique disse…
Já eu queria exatamente o contrário, pra outro propósito. Será que é possível colocar uma relação 1:1 na quarta marcha do fusca?
Mestre das Dunas disse…
Lembrem-se... velocidades altas requerem AERODINÂMICA... e torque em rotações médias/altas
A principal função da Quinta é ter MENOR rotações para menor consumo... eu acho, hehe