Medidas dos motores AP

Para os graxeiros de plantão que gostam de por a mão na massa, segue as medidas dos motores;

AP 1.6

Marca Volkswagen
Modelo Passat / Gol / Voyage / Parati / Saveiro
Motor 1.6
Combustível Gasolina / Álcool
Versão AP 1600
Cilindrada 1.596
Diâmetro x Curso 81x 77,40 mm
Folga Lateral dos Anéis - 1ª Canaleta 0,04~0,07 mm
Folga Lateral dos Anéis - 2ª Canaleta 0,02~0,05 mm
Folga Lateral dos Anéis - 3ª Canaleta 0,02~0,05 mm
Folga entre Pistões e Cilindros 0,04 mm
Pressão de Compressão 10~12 bar / 18~20 bar
Taxa de Compressão 8,5:1 / 12,3:1
Ordem de Injeção e Explosão 1-3-4-2
Ponto de Injeção (APMS) 15° / 12°
Marcha Lenta 750~850 rpm
Folga das Válvulas de Admissão 0,15~0,25 mm
Folga das Válvulas de Escape 0,35~0,45 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Admissão 0,03~0,06 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Escape 0,05~0,08 mm
Altura Mínima do Cabeçote 132 mm
Seqüência de Aperto dos Parafusos do Cabeçote Volks/AP.eps
Torque no Cabeçote - 1ª Etapa 40 Nm
Torque no Cabeçote - 2ª Etapa 60 Nm
Torque no Cabeçote - 3ª Etapa 90°
Torque no Cabeçote - 4ª Etapa 90°
Torque no Volante - 1ª Etapa 90~110 Nm / 65~80 Nm (após 1985)
Torque nas Capas das Bielas - 1ª Etapa 43~51 Nm / 30 Nm (após 1985)
Torque nas Capas das Bielas - 2ª Etapa 90° (após 1985)
Torque nas Capas dos Mancais - 1ª Etapa 58~72 Nm
Diâmetro dos Moentes 47,76~47,78 mm
Folga Radial das Bronzinas de Biela 0,01~0,06 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Bronzinas de Biela 50,60~50,62 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Biela 23,00~23,05 mm
Diâmetro dos Munhões 53,96~53,98 mm
Folga Radial da Bronzina Central 0,02~0,08 mm
Diâmetro dos Alojamentos dos Mancais 59,00~59,02 mm
Folga Axial do Virabrequim na Bronzina Central 0,07~0,17 mm
Folga Radial das Buchas de Comando 0,02~0,08 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Comando 46,00~46,02 mm
Segmento L
OrdemLeve 222

_______________________________________________________________________________________________________

AP 1.8

Marca Volkswagen
Modelo Passat / Gol / Voyage / Parati / Saveiro / Santana / Quantum / Apollo / Logus
Motor 1.8 e 1.8S
Combustível Gasolina / Álcool
Versão AP 1800
Cilindrada 1.781
Diâmetro x Curso 81 x 86,40 mm
Folga Lateral dos Anéis - 1ª Canaleta 0,04~0,07 mm
Folga Lateral dos Anéis - 2ª Canaleta 0,02~0,05 mm
Folga Lateral dos Anéis - 3ª Canaleta 0,02~0,05 mm
Folga entre Pistões e Cilindros 0,04 mm
Pressão de Compressão 10~12 bar / 16~18 bar
Taxa de Compressão 8,3:1 / 12:1
Ordem de Injeção e Explosão 1-3-4-2
Ponto de Injeção (APMS) 18° / 12°
Marcha Lenta 650~750 rpm
Folga das Válvulas de Admissão 0,15~0,25 mm
Folga das Válvulas de Escape 0,35~0,45 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Admissão 0,03~0,06 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Escape 0,05~0,08 mm
Altura Mínima do Cabeçote 132 mm
Seqüência de Aperto dos Parafusos do Cabeçote Volks/AP.eps
Torque no Cabeçote - 1ª Etapa 40 Nm
Torque no Cabeçote - 2ª Etapa 60 Nm
Torque no Cabeçote - 3ª Etapa 90°
Torque no Cabeçote - 4ª Etapa 90°
Torque no Volante - 1ª Etapa 65~80 Nm
Torque nas Capas das Bielas - 1ª Etapa 30 Nm
Torque nas Capas das Bielas - 2ª Etapa 90°
Torque nas Capas dos Mancais - 1ª Etapa 58~72 Nm
Diâmetro dos Moentes 47,76~47,78 mm
Folga Radial das Bronzinas de Biela 0,01~0,06 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Bronzinas de Biela 50,60~50,62 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Biela 23,00~23,05 mm
Diâmetro dos Munhões 53,96~53,98 mm
Folga Radial da Bronzina Central 0,02~0,08 mm
Diâmetro dos Alojamentos dos Mancais 59,00~59,02 mm
Folga Axial do Virabrequim na Bronzina Central 0,07~0,17 mm
Folga Radial das Buchas de Comando 0,02~0,08 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Comando 46,00~46,02 mm
Segmento L
OrdemPes
OrdemLeve 224

AP 2.0

Marca Volkswagen
Modelo Gol / Parati / Logus / Pointer / Santana / Quantum
Motor 2.0
Combustível Gasolina / Álcool
Versão AP 2000
Cilindrada 1.984
Diâmetro x Curso 82,50 x 92,80 mm
Folga Lateral dos Anéis - 1ª Canaleta 0,02~0,07 mm
Folga Lateral dos Anéis - 2ª Canaleta 0,02~0,07 mm
Folga Lateral dos Anéis - 3ª Canaleta 0,02~0,06 mm
Folga entre Pontas dos Anéis - 1ª Canaleta 0,20~0,40 mm
Folga entre Pontas dos Anéis - 2ª Canaleta 0,20~0,40 mm
Folga entre Pontas dos Anéis - 3ª Canaleta 0,25~0,50 mm
Folga entre Pistões e Cilindros 0,02~0,03 mm
Pressão de Compressão 12~13 bar / 18~19 bar
Ordem de Injeção e Explosão 1-3-4-2
Ponto de Injeção (APMS) 12° / 9°
Marcha Lenta 900~1.000 rpm / 950~1.050 rpm
Folga das Válvulas de Admissão 0,20 mm
Folga das Válvulas de Escape 0,45 mm
Altura Mínima do Cabeçote 132 mm
Seqüência de Aperto dos Parafusos do Cabeçote Volks/AP.eps
Torque no Cabeçote - 1ª Etapa 40 Nm
Torque no Cabeçote - 2ª Etapa 60 Nm
Torque no Cabeçote - 3ª Etapa 90°
Torque no Cabeçote - 4ª Etapa 90°
Torque no Volante - 1ª Etapa 100 Nm
Torque nas Capas das Bielas - 1ª Etapa 30 Nm
Torque nas Capas das Bielas - 2ª Etapa 90°
Torque nas Capas dos Mancais - 1ª Etapa 65 Nm
Torque nas Capas dos Mancais - 2ª Etapa 90°
Diâmetro dos Moentes 47,76~47,78 mm
Folga Radial das Bronzinas de Biela 0,01~0,06 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Bronzinas de Biela 50,60~50,62 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Biela 23,00~23,05 mm
Diâmetro dos Munhões 53,96~53,98 mm
Folga Radial da Bronzina Central 0,02~0,08 mm
Diâmetro dos Alojamentos dos Mancais 59,00~59,02 mm
Folga Axial do Virabrequim na Bronzina Central 0,07~0,17 mm
Folga Radial das Buchas de Comando 0,02~0,08 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Buchas de Comando 46,00~46,02 mm
Segmento L
OrdemLeve 227



Motor AE ou CHT.

Marca Volkswagen
Modelo Gol / Voyage / Parati / Saveiro
Motor 1.6
Combustível Gasolina / Álcool
Versão AE 1600
Cilindrada 1.555
Diâmetro x Curso 77 x 83,50 mm
Folga Lateral dos Anéis - 1ª Canaleta 0,03~0,06 mm
Folga Lateral dos Anéis - 2ª Canaleta 0,02~0,05 mm
Projeção das Camisas 0,06~0,13 mm
Pressão de Compressão 10~13 bar / 18~20 bar
Taxa de Compressão 9:1 / 12:1
Ordem de Injeção e Explosão 1-3-4-2
Ponto de Injeção (APMS) 13°
Marcha Lenta 850~950 rpm
Folga das Válvulas de Admissão 0,15 mm
Folga das Válvulas de Escape 0,20 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Admissão 0,01~0,05 mm
Folga entre Guia e Haste de Válvula - Escape 0,02~0,06 mm
Altura Mínima do Cabeçote 75,60 mm (gasolina) / 74,10 mm (álcool)
Seqüência de Aperto dos Parafusos do Cabeçote Volks/AE.eps
Torque no Cabeçote - 1ª Etapa 50~55 Nm
Torque no Cabeçote - 2ª Etapa 60~65 Nm
Torque nas Capas das Bielas - 1ª Etapa 40~45 Nm
Torque nas Capas dos Mancais - 1ª Etapa 60~65 Nm
Diâmetro dos Moentes 43,96~43,98 mm
Folga Radial das Bronzinas de Biela 0,02~0,07 mm
Diâmetro dos Alojamentos das Bronzinas de Biela 47,61~47,63 mm
Diâmetro dos Munhões 54,78~54,80 mm
Folga Radial da Bronzina Central 0,02~0,07 mm
Diâmetro dos Alojamentos dos Mancais 59,00~59,02 mm
Folga Axial do Virabrequim na Bronzina Central 0,05~0,21 mm
Segmento L
OrdemLeve 218



Para quem sabe usar o torquimetro comum ou de estalo segue a tabela de conversão de medidas;

Nm (newton Metro)
Ft-LB (Libra pé ou Foot libra pé)
Mkgf (Metro x quilograma força)
1Ft-Lb=0.2383mkg
1Ft-Lb=1.3556Nm
1Mkgf=7.233Ft-Lb
1Mkgf=9.806NM
1Nm=0.1019Mkg
1Nm=0.73756Ft-Lb

Exemplo; Para saber qual o valor de aperto de 70Nm que equivale em Ft-Lb, basta multiplicar 70Nm (ou 70) por 0.7356 Ft-Lb (ou 0.7356)

E vai da o valor de 51.492 Ft-Lb.

Se ficou complicado a explicação, basta acessar o link abaixo e digitar os valores e escolher o tipo de medida que terá o resultado automático na tabela conversora da gedore;

http://www.gedore.com.br/tabela-conversor.php

Comentários