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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fusca com Pinças de Santana

Esta Semana instalei as pinças do santana, que aparentemente são superiores em qualidade e area de contato
estas fotos não são do meu carro ainda, como estava muito ansioso e sozinho para fazer a modificação não
fotografei, ainda...
Ah mais uma coisa só é possível em rodas de liga de aro 15 para cima, uma vez que a original do fusca pega na pinça!
melhor ainda se trocar o cilindro mestre pelo cilindro da kombi, os ganhos são consideráveis 16mm de embolo no fusca contra 24 mm da kombi!

A pinça da foto é a do Fusca mesmo, veja que
A capa, espelho de proteção do disco deve ser retirada, para caber a pinça,
no meu caso deixei a parte central para proteger o cubo.


Neste caso o amigo da foto fez o ajuste com arruelas, no meu porem foi necessário um desbaste com a makita  em 3 lugares, nas 2 laterais que o disco passa e na parte de cima que pegava no disco tirando uma fina

Tive que desbastar com a Makita para a pinça não pegar nos
discos, igual ao que parece na faixa vermelha da foto,lembrando que estas não são minhas pinças.



As pinças obrigatoriamente devem ficar com os pinos de sangria para cima
como na foto




Veja a mudança na furação!



Pinças do Santana observe que sera necessário
refurar as pinças, no caso os furos mais próximos no centro

Pinças Santana

Dicas do site fusca4ever, muito boas para instalar o Freio a Disco traseiro

Mas consegui umas fotos muito semelhantes ao que fiz no meu carro, meu sistema de freio foi completamente refeito, os resultados por enquanto estão muito bons, o carro posso dizer agora tem freio!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fusca com caixa de direção do Monza

Modificação com Grau de dificuldade médio

Esta adaptação tem se tornado cada vez mais conhecida, já que muitos fuscomaniacos,cansados
das folgas das caixas originais, optaram por adaptar a do uno e do palio, e por fim a do Monza.
Aqui vai uma ressalva não aconselho a adaptação das caixas de uno ou palio, por apresentarem péssimos resultados, como instabilidade em baixa velocidade, em desníveis de solo, em quebra-molas e em frenagens, acontece que estas caixas, uno e palio, não trabalham com suspensões como a do fusca, a menos claro que você decida instalar uma suspensão duplo A, ai sim ela casa perfeitamente! Mas para o fusca a melhor opção não tenha duvida é a do Monza por seus braços saírem do centro como é na caixa original do fusca.
Vantagens:
Nenhuma folga, direção extremamente leve, muito semelhante a hidráulica, para se ter idéia é absolutamente desnecessário maior leveza que isto,conjunto moderno se comparado com o do fusca e muito robusto, e quando você termina uma curva é só soltar
o volante que ele se desfaz muito bem! voltando ao alinhamento correto.
Desvantagens:
O tanque de combustível tem que ser elevado uns cinco centímetros para dar
espaço para a nova caixa, ou terá que ser feito um bom trabalho no fundo do tanque para dar espaço,
para a caixa. A colocação da caixa deve ser muito bem feita e travada, sobre tudo evitando-se soldas
que podem quebrar, deve ser feito um limitador para as rodas que ao esterçar acabam por encostar no quadro da suspensão, problema que ja ocorre em alguns fusca só que agora, ele esterçara muito mais.
A fiação da buzina, tera que ser passada por outro lugar pois a barra de direção não permitira a passagem
do fio do rele da buzina.
Caixa de Direção do Monza




Caixa de direção do Uno,observe que os braços trabalham desalinhados, uso incorreto da caixa para este tipo de suspensão!

Caixa de Direção do Monza







Observe o tubo central, esta peça devera ser forte o suficiente para aguentar as solda e ter resistência para não quebrar,a trava atras dos parafusos nos braços é essencial, sem ela os parafusos irão se soltar!

Este tubo substituirá o original que vem na caixa, devera ter furos com o mesmo espaçamento na frente da caixa e na parte de traz para parafusar os braços da caixa, observe que tem que ter parede grossa o suficiente para soldar as porcas.

este pino que sai da caixa, precisei dar uma retificada nele, foi com a lixadeira mesmo para encaixar nas cruzeta do Ka, e ele era muito longo.


Reparem na fixação da caixa ao chassis, na minha fiz igual mas aproximei mais ainda a caixa ao quadro de suspensão, não esquecendo de centralizar a caixa com o tunel, meio do carro.



No meu fusca, fiz igual a esta foto,então foi feito assim: da direita para esquerda, desbaste no pino que movimenta a caixa de direção(pino da própria caixa) para encaixar a cruzeta do KA,na traseira da cruzeta do Ka, encaixa a cruzeta do palio, que vem com um tubo maciço,este terá que ser estriado no torno,(procedimento que torna a superfície do tubo rugosa para criar atrito,ancoragem) este procedimento feito o mais próximo possível da cruzeta,depois cortaremos este tubo deixando 2,5cm o suficiente para entrar na cruzeta do Ka. o outro lado que sobrou da cruzeta tem um pino original já da direção do palio, este se encaixa perfeitamente na cruzeta, mas é grosso para entrar na coluna de direção do fusca que no meu caso cortei e, 4cm antes da parede corta fogo,acima dos pedais,isto porque você terá que tirar no torno o excesso do tubo do palio,estriar e encaixar na coluna do fusca e depois por uma braçadeira para travar.


Tubo Central na caixa modificado, para passar os braços para trás.
No fusca fica dessa forma, caixa mais próxima possível do centro da suspensão.Este tubo Central recebeu um pedaço de ferro para se fazer as roscas, melhor que soldar as porcas.




   Na sequencia acima fotos de alguns sites muito ricos de modificações.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Embreagem Fusca Ap

 Bom pessoal como já uso a um tempo, e no dia-a-dia acho que posso tecer alguns comentários a
respeito da embreagem, até aqui já foram quase 17000km e a embreagem ainda esta boa, com detalhe
que seu acionamento é até mais suave que a original do fusca, uso a embreagem do Santana mesmo,
para motorização 1.8 a 2.0, uma vez que na caixa da kombi diesel,que é o caso, tem que ser esta mesmo.
tambem vale lembrar que tenho o carro para uso normal, com isto quero dizer nada de arrancadas ou mesmo quaisquer manobras radicais que forcem o conjunto transeixo, porque dai só forjando mesmo.